Sinalização de Emergência
A sinalização de emergência tem como objetivo informar e direcionar os ocupantes da edificação, em caso de incêndio, reduzindo a probabilidade de propagação de incêndio, e em caso deste, indicar as ações apropriadas de combate e utilização dos meios existentes no local.
Afixação e localização:
A NT 11 refere os 4 tipos habituais de fixação: uma face, paralelo à parede; duas faces, perpendicular ou suspenso do tecto; e ainda o formato panorâmico.
Refere ainda a NT 11 que os sinais devem estar instalados a uma altura entre 2.1m e 3.0m, podendo exceder esta altura em casos que se justifique para melhorar a sua visibilidade. É também necessário garantir que a sinalização seja visível a partir de qualquer ponto passível de ser ocupado por alguém.
É ainda referido que os sinais devem ser colocados próximos dos aparelhos luminosos (2m) mas nunca sobre eles, devendo-se retirar o vinil colocado sobre estes aparelhos e colocar a sinalização fotoluminescente.
No que respeita à dimensão de cada sinal, a NT 11 decidiu optar pela fórmula original da ISO 3864, da edição de 1984 conforme se indica a seguir :
A – Área mínima afecta a cada pictograma (m)
d – Distância a que o sinal deve ser visível (m)
De notar que “A” é a área afecta a cada pictograma e não ao sinal. Deste modo, não se deve considerar a área afecta a textos e informação adicional para os cálculos das dimensões dos sinais.