Formação

Diagnóstico de necessidades de Formação;

– Definição de conteúdos programáticos de acordo com as necessidades específicas;

– Planeamento da Formação, definindo objectivos, elaborando conteúdos e identificando metodologias;

– Calendarização das actividades formativas adaptada à realidade funcional da organização;

Mobilização de recursos humanos, pedagógicos e logísticos;

Organização e realização de acções, aplicando metodologias de formação adaptada às diferentes realidades e de acordo com os itinerários formativos;

Acompanhamento e avaliação da Formação.

Avaliação do Ruído

A avaliação da exposição pessoal diária de cada trabalhador ao ruído durante o trabalho é um requisito legal ( Decreto Lei 182/2006 de 6 de Setembro transpõe para a ordem jurídica interna a Diretiva nº 2003/10/CE do Parlamento Europeu) e a respectiva informação dessa avaliação é um direito dos trabalhadores.

O ruído estabelece uma causa de incómodo para o trabalho, dificulta as comunicações verbais e sonoras, podendo provocar fadiga geral e, em casos extremos, trauma e alterações fisiológicas extra-auditivas.

O serviço de Avaliação do Ruído  inclui:

  • Medição do ruído utilizando sonómetro calibrado e certificado;
  • Estudo e dimensionamento dos protectores de ouvido a adoptar pelos trabalhadores;
  • Informação e formação dos trabalhadores sobre os riscos do ruído.

Medidas de Autoproteção

As medidas de auto-protecção são procedimentos de utilização dos espaços e têm como finalidade a prevenção de incêndios, a manutenção das condições de segurança e a adopção de medidas para fazer face a uma situação de emergência. Estas medidas são obrigatórias para todos os edifícios!

O novo regime jurídico obriga a que as Entidades Exploradoras/Proprietários elaborem e implementem medidas de autoproteção nos edifícios ou partes de edifício que ocupem. Estas medidas serão determinadas em função da utilização tipo em questão e respectiva categoria de risco. Poderão no entanto ser exigidas medidas mais gravosas para um dado edifício, se existirem inconformidades face à legislação.

Higiene e Segurança no Trabalho

A higiene e a segurança são duas actividades que estão intimamente relacionadas com o objectivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores de uma Empresa .

Segundo a O.M.S.-Organização Mundial de Saúde, a verificação de condições de Higiene e Segurança consiste “num estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença e enfermidade “.

A higiene do trabalho propõe-se combater, dum ponto de vista não médico, as doenças profissionais, identificando os factores que podem afectar o ambiente do trabalho e o trabalhador, visando eliminar ou reduzir os riscos profissionais (condições inseguras de trabalho que podem afectar a saúde, segurança e bem estar do trabalhador).

A segurança do trabalho propõe-se combater, também dum ponto de vista não médico, os acidentes de trabalho, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer educando os trabalhadores a utilizarem medidas preventivas.

Medicina no Trabalho

A Medicina no Trabalho é a especialidade médica que lida com as relações entre homens e mulheres, trabalhadores e o seu trabalho, visando não somente a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida. Tem por objetivo assegurar ou facilitar aos indivíduos e ao coletivo de trabalhadores a melhoria contínua das condições de saúde, nas dimensões física e mental, e a interação saudável entre as pessoas e, estas, com seu ambiente social e o trabalho. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas de sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais este trabalhador fica exposto.

A Medicina do Trabalho está construída sobre dois pilares: a Clínica e a Saúde Pública. A sua ação está orientada para a prevenção e a assistência do trabalhador vítima de acidente, doença ou de incapacidade relacionados ao trabalho e, também, para a promoção da saúde, do bem estar e da produtividade dos trabalhadores.

Gestão Industrial

– Licenciamento industrial

– Licenciamento Comercial

– Licenciamento de estabelecimentos e restauração e bebidas

– Licenciamento de equipamentos sob pressão (reservatórios de ar comprimido e reservatórios de armazenamento de combustíveis)

Simulacros de evacuação

A realização de simulacros tem como objetivo testar e verificar:

  • A eficácia da organização da resposta perante uma emergência;
  • A capacidade do pessoal adstrito à organização da resposta;
  • O treino de todo o pessoal da instituição/empresa na resposta perante a uma situação de emergência;
  • A adequabilidade e dimensionamento dos meios e recursos implementados;
  • A adequação dos procedimentos operacionais.

Os simulacros implicarão a ativação total ou parcial das ações contidas no Plano de Atuação e Evacuação. Os relatórios das atividades de manutenção dos fatores de eficácia do Plano deverão ser mantidas pela empresa, de forma a que possam ser prestadas informações às autoridades, quando solicitadas, e o mesmo deverá suceder com os relatórios de avaliação, devidamente assinados pelo responsável do Plano.

Segurança Alimentar – HCCP

Devido às recentes crises no sector alimentar, a Segurança Alimentar apresenta um papel fundamental na vida dos consumidores.
Promover e garantir a segurança alimentar é hoje em dia uma exigência em qualquer serviço que envolva o fornecimento de alimentos como forma de garantir a confiança dos seus Clientes e Consumidores
Prestamos os seguintes serviços na área de Segurança Alimentar:

  • Consultoria de apoio à implementação de Sistemas HACCP, de acordo com o Regulamento (CE) nº 852/2004 de 29 de Abril;
  • Consultoria de apoio à implementação de Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar, de acordo com a metodologia HACCP, segundo os referenciais normativos ISO 22000, IFS, EFSIS ou BRC;
  • Execução de Programas de Controlo de Higiene e Segurança Alimentar (Auditoria de HSA + Análises microbiológicas);
  • Diagnósticos e auditorias de verificação dos pré-requisitos;
  • Auditorias internas a Sistemas de Gestão;
  • Auditorias a fornecedores;
  • Elaboração de Códigos de Boas Práticas;
  • Serviço de Actualização e Controlo de Requisitos Legais